Projetos

Parque Puma

A área conhecida como “Fazenda Pullman” foi apontada no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado de Atibaia (2020, no prelo) como um dos últimos remanescentes de cerrado típico do município. Tal tipo de vegetação savânica é considerada como prioritária para conservação a nível mundial (hotspot de biodiversidade), e ocupa hoje menos de 1% no Estado de São Paulo (MapBiomas, 2019).

Ainda, a Fazenda Pullman é um local histório de lazer da população de Atibaia, sendo palco, desde a década de 1970, de diversas atividades de lazer e esporte:

Face ao movimento intenso de criação de loteamentos no Marmeleiro, região na qual a Fazenda Pullman se insere, a iniciativa de criação do Parque Puma* traz consigo uma oportunidade de garantir que a implantação de empreendimentos imobiliários no local gere benefícios a todos por meio da conservação do cerrado e da manutenção de áreas públicas de lazer, inclusive valorizando os loteamentos a serem criados e os já existentes bairros do entorno.

O Parque Puma é proposto em uma parte da Fazenda Pullman, unindo o fragmento conservado de cerrado ao lado do Jardim dos Pinheiros e o brejo do Marmeleiro, conectando áreas de relevância socioambiental, e mantendo áreas valorizadas economicamente para os empreendimentos imobiliários.

Apoie a criação do Parque Puma,

ASSINE a Petição

e leia mais no caderno técnico.

*O nome do parque é um jogo de palavras entre o nome associado à área, e a espécie Puma concolor (onça parda), que habita a região do Itapetinga.

confira o vídeo:

2 comentários em “Parque Puma”

  1. *Atualização 04/12*

    Olá, tudo bom?

    Nós, do Coletivo Socioambiental de Atibaia, gostaríamos de te agradecer: a iniciativa para criar o PARQUE PUMA já conta com 1.860 visualizações de vídeo, e 7.500 assinaturas até o momento. Juntos somos incríveis!

    Com essa divulgação nós conseguimos expandir nosso corpo técnico nos últimos dias, recebendo apoio de alguns colegas do Greenpeace, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, e também do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

    Que time!

    Para você ficar por dentro do que já aconteceu essa semana:

    1) O projeto do Parque já está com a prefeitura. Enviamos o projeto à Coordenadoria Especial de Meio Ambiente, e solicitamos cópia ao gabinete do Prefeito. Quem quiser acompanhar, pode acessar o 1Doc da Prefeitura de Atibaia e usar nosso número de protocolo: 38.748/2020.

    2)O Coletivo entregou em mãos o caderno técnico do Parque ao prefeito eleito. Queremos uma reunião para conversar sobre o projeto, e garantir sua implementação.

    3)A consultoria do projeto de um dos maiores loteamentos planejados para o Pullman marcou uma reunião com a gente na semana que vem.

    Tudo isso aconteceu porque você, e outras milhares de pessoas, nos apoiaram até aqui.
    Então, nosso muito obrigado por seu apoio!

    Continuaremos te mantendo informado pelos stories do Instagram, e também pela sessão de destaque. Vamos subir a #PARQUEPUMA.
    Acompanhe nossas atualizações periódicas no Instagram.

    E se quiser saber mais informações sobre o Coletivo Socioambiental de Atibaia e nossas ideias, acesse nosso Facebook e nosso blog.

    Obrigado
    Coletivo Socioambiental de Atibaia
    #PARQUEPUMA

    Curtir

  2. *Atualização Parque Puma, 12/12*

    Oi pessoal,

    Na última segunda (07/12) tivemos uma audiência pública sobre o Plano Diretor (PD) de Atibaia, documento que, dentre outras coisas, estabelecerá as diretrizes para a gestão territorial do município nos próximos 10 anos. Por essa importância, a participação social é essencial nesse processo democrático de discussão. Afinal, precisamos pensar juntos a Atibaia que queremos, verbalizando nossos anseios.

    Como ocorreu em diversas etapas do processo de discussão do PD, nós do Coletivo participamos dessa última audiência, defendendo aquilo que entendemos ser essencial para ser incorporado na legislação.

    Dentre os pontos que abordamos, ressaltamos a importância de que os (muitos) empreendimentos imobiliários da cidade provenham contrapartidas socioambientais para a população.Como exemplo disso, mencionamos a iniciativa do Parque Puma, e, nesse momento, para nossa surpresa, fomos ovacionados pela população presente na audiência. Um sinal de que seguimos no caminho certo!

    A audiência teve significativa presença da população, sobretudo no protesto contra a alta verticalização dos projetos de empreendimentos imobiliários das grandes construtoras que vem atuando na cidade nos últimos anos. De fato, a audiência do dia 08 (Prédio de 20 andares da Carraro na Av. Santana) foi cancelada por insuficiência de espaço para abrigar todos os munícipes interessados em dar sua opinião em relação ao tema da verticalização acentuada.

    O Coletivo, que esteve presente tanto no dia 07 quanto no dia 08, fica feliz de ver a população mobilizada em prol de uma visão de município em que os atributos ambientais e paisagísticos de Atibaia sejam pauta do dia. Repetindo nosso lema: “Melhor ser a primeira cidade do interior do que a última da região metropolitana”.

    A iniciativa de criação do Parque Puma está alinhada à proposta de um município mais sustentável, no qual o interesse coletivo e a qualidade de vida são colocados acima do interesse privado.

    E você, já pensou qual Atibaia você quer viver daqui 10 anos?

    Coletivo Socioambiental de Atibaia
    #PARQUEPUMA

    Curtir

Deixe um comentário